Natividade de Cristo na arte

Georges de La Tour c. 1644

A Natividade de Cristo tem sido um tema maior na arte Ocidental desde o século IV. As representações artísticas da Natividade, ou nascimento de Jesus, celebradas durante o Natal, são baseadas nas narrativas da Bíblia, sobretudo nos evangelhos de Mateus e Lucas, e mais tarde desenvolvidas pela tradição oral, escrita e artística.

A arte Cristã compreende imensas formas de representação da Virgem Maria e do menino Jesus. Uma parte significativa são composições que representam a Madona e o Menino ou Virgem e o Menino, não sendo normalmente representações directas de cenas da Natividade, e sim objectos simbólicos que representam determinada faceta ou atributo da Virgem Maria ou de Jesus. Pelo contrário, as cenas da Natividade, são assumidamente ilustrativas e incorporam imensos detalhes narrativos, sendo um elemento comum nas sequências que ilustram os temas tanto da Vida de Cristo como da Vida da Virgem.

A Natividade tem sido representada em diferentes suportes, tanto pictóricos como escultóricos. Nos suportes pictóricos incluem-se murais, pintura de painel, iluminuras, vitrais e pintura a óleo. O tema da Natividade é frequentemente usado em retábulos, conjugando elementos de pintura com escultura. Nas representações escultóricas incluem-se miniaturas de marfim, arte tumulária, e elementos arquitectónicos como capitéis, entalhes de portas, e estatuária.

A estatuária relacionada com a Natividade toma frequentemente a forma de presépios, encenações temporárias da cena da Natividade nas igrejas, residências, espaços públicos ou naturais. A escala das figuras pode variar entre a miniatura até à escala real. Estas encenações têm origem provável nos tableau vivant de Roma, embora São Francisco de Assis tenha sido o principal impulsionador desta tradição, que se mantém até aos nossos dias, sendo comum o comércio de figuras da Natividade em porcelana, plástico ou papel.

Mestre de Vyšší Brod, mestre Boémio, c. 1350. A influência da pintura Bizantina Italiana na corte de Carlos IV era notável.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search